MUITO OBRIGADO POR TER ACESSADO THOMÁZ TRINDADE NOTÍCIAS!

ESPAÇO EDUCAÇÃO


No colégio Pierre Freitas é possível consolidar valores fundamentais à formação humana em toda sua dimensão intelectual, física e espiritual. Hoje, estamos em pleno vigor, atentos às exigências e demandas da contemporaneidade e com uma disposição ainda maior para realizar muito mais. É por tudo isso que imprimimos a marca contagiante de estar sempre presente na vida de nossos alunos. Você só precisa escolher a Universidade, e o Pierre Freitas cuida de sua aprovação.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Para gestores de faculdades, novo Fies é um instrumento que democratiza a educação

A Caminho da Universidade

Financiamento Estudantes ganham mais garantias e algumas facilidades para obter recursos e frequentar universidades

THOMAZ TRINDADE NOTICIAS!



Joana Lopo

Estudar em uma instituição de ensino superior privada já deixou de ser privilégio de poucos. Isso porque programas de financiamento, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), facilitam o ingresso do aluno na faculdade. Criado em 1999 para substituir o Programa de Crédito Educativo (PCE/Creduc), o Fies promove o financiamento da graduação para estudantes que não possuem condições de arcar com os custos da formação.
“O aluno com renda familiar de até um salário mínimo por pessoa pode pedir o financiamento. Basta acessar o site do MEC e fazer a solicitação, antes mesmo de se matricular no curso”, orienta o diretor-geral da Unirb, Carlos Joel Pereira.
Mudanças
O responsável pela faculdade aponta uma novidade que facilita ainda mais a aquisição do programa pelo candidato, que é o Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc), ou Fundo Garantidor. Com este dispositivo, o aluno é dispensado da obrigação de ter um fiador para assinar o contrato de financiamento.
“Hoje, só não estuda quem não quer. O Fies é muito vantajoso, tanto para a instituição de ensino quanto para o aluno, que só começa a pagar pelo financiamento após 18 meses de terminada a graduação”, explica Joel.
Além dessas novidades, tem também a taxa de juros, que diminuiu de 9% para 3,4% ao ano. Mas, para conseguir o benefício, algumas questões precisam ser observadas, a exemplo da obrigação por parte do aluno de ter passado pela prova do Enem, o que, antes do ano de 2010, não era obrigatório.
Um requisito para a instituição poder participar do Fies, no entanto, é que a faculdade escolhida precisa ter nota acima de 3 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Além disso, o programa não atende cursos a distância.
Embora haja esses pormenores acerca da aquisição do financiamento, as vantagens são inúmeras. A contar pela facilidade de crédito. Segundo Maria da Graça Brandão, coordenadora do Fies na Faculdade Dom Pedro II, está cada vez mais fácil para o aluno conseguir benefício de até 100% da mensalidade.
“A possibilidade de financiamento é de 50% a 100%. Já para estudantes de cursos de licenciatura, as facilidades são ainda maiores, pois a todos é possibilitado o financiamento de 100%. E os alunos de licenciatura e medicina podem ter a dívida abatida em até 100%”, aponta Maria da Graça.
Esse abatimento pode acontecer se o estudante, após o término da graduação, entrar para o serviço público. Exemplo disso são os professores da rede pública e médicos do Sistema Único de Saúde, que, por cada mês de trabalho, têm redução nas parcelas do Fies, até chegar ao valor total devido.
A coordenadora do programa da Faculdade Dom Pedro II considera o Fies como um instrumento que democratiza a educação no Brasil, uma vez que, depois das mudanças, facilitou ainda mais o ingresso de estudantes no ensino superior.
“Hoje, até a matrícula é possível financiar. Para isso o aluno deve requerer o benefício antes da temporada de matrícula. Até alunos veteranos já aderiram ao novo Fies, que garante a possibilidade de conclusão do curso e redução da inadimplência. Esse é um programa de grande valor social para o País”, opina Maria da Graça.



Fonte: A TARDE

0 comentários:

Postar um comentário

ALO COMÉRCIO

TOP


CURSO

ALTERNATIVA

VISAN

STILUS E VITORIA